Aplicativo permite denunciar mau uso de dinheiro em obras com recursos federais

Contribuinte pode usar app do Ministério do Planejamento para acompanhar execução de gastos

    • ACidade ON
    • Folhapress

Filipe Oliveira
SÃO PAULO


Um novo aplicativo do Ministério do Planejamento permitirá que cidadãos acompanhem a execução financeira de obras de sua cidade realizadas a partir de parcerias com a União e apontem quais as necessidades locais.

Chamado SICONV Cidadão, a ferramenta está disponível para celulares com sistema iOS (da Apple) e Android (do Google).

Após cadastro, o usuário do serviço indica sua localização e a cidade que quer monitorar. Ali, tem acesso a mapa com as obras em diferentes áreas, incluindo cultura, educação, esporte e tecnologia.

Em cada obra, é possível verificar orçamento previsto, quanto já foi executado e prazo de contrato. Também é possível denunciar irregularidades.

As denúncias efetuadas no aplicativo serão direcionadas ao Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União. O órgão enviará um número de protocolo ao cidadão para o acompanhamento da análise da denúncia.

Também é possível cadastrar necessidades de cada cidade. Para isso, é preciso informar de que área ela é, escolhê-la em uma lista e informar a região onde a obra deve ser feita. Na área de segurança, por exemplo, é possível solicitar a construção de uma penitenciária ou uma delegacia.

Outra opção é navegar pela lista de reivindicações de outros usuários e dar apoio a elas.

Cada usuário pode escolher um avatar e ganha pontos conforme interage com o serviço. Cada cidade tem um ranking dentro do aplicativo.

Em nota, o secretário-executivo do Ministério do Planejamento Gleisson Rubin disse que a ideia é que com essa ferramenta o cidadão tenha uma participação ativa na fiscalização da aplicação dos recursos".


0 Comentário(s)